Categorias
Websites

Uma plataforma automatizada de anúncios publieditoriais

Uma plataforma de anúncios para automatizar a publicação de posts publieditoriais nas redes sociais.

Quando eu comecei na internet, criando sites com o Geocities e o HPG, a dinâmica da inserção de publicidade era herdada da lógica dos impressos, como jornais e revistas. De um lado, ficava o conteúdo editorial, do outro, os blocos de anúncios – literalmente “quadrados”. E durante muito tempo, um produtor de conteúdo precisava negociar diretamente com os anunciantes cada formato de inserção publicitária e suas métricas correspondentes.

A plataforma de anúncios do Google, o AdSense, trouxe a possibilidade de você inserir um código em seu site ou blog e os anúncios começarem a aparecer magicamente. Até hoje, com seu sistema atualizado e incorporado ao YouTube, muita gente vive da receita desses anúncios.

Mas a inconveniência desse tipo de publicidade fez com que os anúncios fossem cada vez mais ignorados, e atualmente é possível simplesmente instalar um plugin no navegador para bloqueá-los por completo. Assim surgiu o “post publieditorial”, o famoso “publi” – que já foi chamado até de “native ad” (anúncio nativo), uma forma de entregar a mensagem publicitária misturada ou travestida de conteúdo editorial legítimo. Muito mais alcance e engajamento do que os antigos banners.

Nesta nova plataforma, os anunciantes irão disponibilizar o briefing, textos, imagens e vídeos de exemplo, do’s and dont’s, e público-alvo, inclusive quais plataformas de publicação serão exploradas. O budget da campanha é distribuído aos influenciadores cadastrados (e aprovados) que realizarem a publicação oferecida, cumprindo os requisitos.

Ao fim do mês, sem ter que realizar uma única negociação comercial, o influenciador fecha seu caixa com vários centavos de dólar a mais – o que no Brasil vale mais do que dinheiro.

Categorias
Websites

Um banco de ideias livres para todos

Um repositório online de ideias criativas para uso livre por qualquer pessoa.

Toda pessoa criativa em algum momento percebeu ou recebeu a dica de anotar num rascunho toda ideia que tiver, por mais besta que ela possa parecer a princípio. Eu faço isso há mais de duas décadas.

E uma dessas ideias malucas que me ocorreu era justamente publicar todas essas ideias que estão guardadas esperando uma oportunidade de serem produzidas, como se fosse um aparelho de jantar importado que a gente prometeu usar em ocasiões especiais e acabou virando ninho de barata no armário da cozinha.

Sendo assim fiz o devaneio.org (este sítio em que você está pisando neste momento) para jogar minhas ideias pro universo, sem qualquer pretensão de reciprocidade.

Se você curtir e quiser levar adiante quaisquer ideias encontradas aqui neste site, fique à vontade! Quando for possível, pedimos apenas creditar o devaneio.org pela ideia em algum lugar.

E caso queira compartilhar sua ideia com o mundo, envie um resumo neste formulário!