Um app capaz de comprovar a residência do usuário através do histórico de localização do GPS.
A tecnologia avançou muito mais rápido do que a burocracia, e este descompasso acabou gerando um problema para muitas pessoas na hora de apresentar a documentação necessária para abrir uma conta, ou realizar um cadastro em algum sistema governamental, por exemplo.
Com o advento dos boletos pagos online, débitos automáticos e até mesmo do sistema Pix, é cada vez mais raro uma empresa enviar faturas de cobrança pelo correio. Não obstante, para realizar muitos dos atos da vida civil, ainda é preciso apresentar o famigerado comprovante de residência em nome próprio.
Para resolver este problema, um aplicativo capaz de armazenar dados de localização por GPS, a partir de determinados parâmetros de horários (especialmente o repouso noturno, que costuma ser em casa), pode atestar com precisão o endereço do usuário – apesar do problema ainda não solucionado de não ser possível definir o andar e o apartamento dos moradores de prédios.
É bem verdade também que grandes plataformas de delivery e e-commerce podem cumprir a mesma função, comprovando a residência do usuário através das entregas realizadas no endereço. Mas enquanto os unicórnios hibernam, há oportunidade para uma nova startup tomar a dianteira com esse tipo de serviço.
Também podem existir problemas de privacidade com o compartilhamento de localização, mas hoje em dia isso não chega a ser uma questão tão relevante.
Na pior das hipóteses, através do pagamento de uma pequena taxa, o serviço pode enviar um código PIN impresso em uma correspondência para verificar oficialmente o endereço do usuário.